Espiritualidade

Fazei tudo o que Ele vos disser +

 Este ano, os Carraças vão à procura de Deus escondido e presente, com Nossa Senhora e os pastorinhos. Quando no dia 13 de Maio de 1917 a pequena Lúcia - uma pulga de 10 anos - perguntou a Nossa Senhora na Cova de Iria em Fátima "O que é que Vocemessê nos quer?", a Virgem respondeu: " Quero que venham aqui todos os meses, neste mesmo dia...". Os Carraças também respondem a este convite e cada ano vêm aos pés de Maria na alegria dos Campos.
"Ao terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia. E a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados."Escondido entre os convidados, como mais um, estava Jesus, Deus encarnado. Muito antes de nos apercebermos da Sua presença, Deus está connosco, humilde e escondido, à espera que o reconheçamos e o deixemos actuar. É um grande mistério este casamento de Caná, como o é a nossa vida. Em todas as ocasiões o Senhor nosso Deus está presente e, no entanto, a multidão dos homens - e nós também - não o reconhece. O mundo parece existir sem Deus e as nossas vidas seguem o seu curso atarefado sem consciência da Sua presença e da Sua chamada. No entanto, no meio das suas criaturas que buscam o caminho para a Vida, o Senhor está, escondido. No casamento dum homem e duma mulher, raíz fecunda da família e da sociedade, está Jesus escondido. E nas tarefas de cada dia, nos trabalhos e estudos, em tudo, enfim, que serve a vida humana, está Jesus escondido.Quem nos mostrará Jesus? Quem dirá à humanidade esquecida que Deus a chama a viver plenamente e a caminhar cada dia ao Seu encontro? Quem estará atento ao que nos falta?
"E a mãe de Jesus estava lá...E, como faltou o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: não têm vinho."
Maria tem e sabe que entre nós está o Filho de Deus. Sabe, além disso, que Ele veio salvar-nos, manifestando a Sua glória e abrindo-nos o caminho da Vida eterna. Porque tem fé, Nossa Senhora está atenta às necessidades dos que a rodeiam. De facto, se não acreditasse na bondade de Deus feito homem, de que serviria verificar a falta de vinho. Não vinho, paciência, pensaria. Não paz, nem justiça, paciência. Resignemo-nos a este modo corrompido de ser. Não nada a fazer. Quantas vezes é assim nas nossas vidas! Mas Maria sabe e acredita. Entre nós está Deus. E dirige-se ao Senhor pedindo que nos acuda, que nos livre das nossas faltas. Maria sabe que a hora da aflição humana é a hora de Deus.
Jesus responde a Sua mãe: " Mulher, que temos nós com isso; ainda não chegou a minha hora." Surpreendente resposta que nos custa a entender. Nossa Senhora, contudo, compreendeu-a muito bem. E dirigindo-se aos criados disse: "Fazei tudo o que Ele vos disser." A hora de Jesus é o cumprimento fiel da vontade de Deus, a inauguração do Seu reino entre nós. Por isso, disse aos servos e diz-nos a nós: "Fazei tudo o que Ele vos disser." Jesus fez o milagre da conversão da água em vinho e manifestou a Sua glória e os discípulos acreditaram n'Ele. Eis a hora. Maria mostra-O presente no meio de nós.
No ano do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima aos pastorinhos, os Carraças voltam a viver as bodas de Caná. O que são as aparições de Fátima, senão um apelo de Maria, nossa Mãe, a que nos voltemos para Deus, convertendo-nos dos nossos maus caminhos, pela oração e pela penitência, isto é, pela mudança de vida? Nossa Senhora chama-nos a ser verdadeiros cristãos, apóstolos do amor de Deus pelos homens.
Ao apelo de Maria, fixaremos os olhos em Jesus, Nosso Senhor, e aprenderemos com Ele a fazer diferente. A irmã Lúcia dizia que no centro da mensagem de Fátima está o apelo a cumprir os mandamentos de Deus. Não como um escravo que não sabe o que faz o seu senhor, mas como filhos de Deus, que reconhecem Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado.
Seguindo Jesus Cristo, toda a realidade se transfigurará e jorrará o vinho novo - sinal da eucaristia.  As nossas casas, os nossos estudos e trabalhos serão um dom oferecido a Deus e aos outros. E a humanidade renovada pela graça de Jesus verá os novos Céus e a nova terra, porque Deus faz novas todas as coisas.

 

AQUI PODES ESPREITAR OS CADERNOS DE ESPIRITUALIDADE UTILIZADOS NOS ANOS ANTERIORES!

 

2014_A Alegria de Te encontrar!
2015_E habitou entre nós!
2016_Vai e faz o mesmo!